O touro que veio dos EUA. Nos anos 70, a Ford precisava de um carro médio que fizesse frente ao Chevrolet Opala. Foi buscar a solução dos Estados Unidos: era o Maverick, cujo nome vinha de uma raça de touros. A esportiva versão GT trazia um robusto motor V8 importado e tratamento visual à altura de seu bom desempenho. Mas as crises do petróleo acabaram com qualquer chance de sucesso...
A apresentação do Maverick aos brasileiros aconteceu no salão de São Paulo em 1972 e, em, julho do ano seguinte, o carro chegou às lojas nas versões Super, Super luxo e GT. O estilo era fiel ao original americano, mas com uma pequena diferença: para evitar piadas e maledicências, a cabeça chifruda saiu de cena....
Quando o Maverick foi lançado nos Estados Unidos, em 1970, era considerado um compacto- o menor e mais barato carro da Ford. Seu nome era a referência a uma raça de touros, daí que o modelo americano trazia na grade o escudo com a cabeça de um bovino com longos chifres.
Os Mavericks nunca conseguiram ameaçar as vendas do Opala e tiveram sua produção encerrada em 1979, com um total de 108.106 unidades produzidas.
Nos anos 80, era comum ver os Mavericks abandonados nas ruas, apodrecendo até serem levados para o depósito de lixo. Hoje, contudo, o carro virou objeto de veneração- há até quem peça R$ 100 mil por um GT verdadeiro...